Solução Tampão
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
SOLUÇÕES
TAMPÃO
DANIELA MATTES
Chapecó, 24 de setembro de 2013.
Sumário
Introdução
A Ação do Tampão
A Capacidade de Tamponamento
Soluções Tampão na produção de alimentos
Determinação
1.1Definição
1.2importância
1.3método para a determinação do pH
1.4tipos de amostra
Conclusão
Introdução
Esse trabalho mostra que a Solução- Tampão é aplicado nas diversas áreas do conhecimento e desenvolvido pela necessidade de controle do pH em diversos aspectos químicos e biológicos.
A ação do Tampão
O tipo de solução mista mais importante é um Tampão, uma solução na qual o pH resiste à mudança quando ácido ou bases fortes são adicionados. Tampões, os quais consistem de soluções mistas de ácido fraco e sal, são usados para calibrar ph metros, em culturas de bactérias e para controlar o pH de soluções nas quais estão ocorrendo reações químicas. Um tampão ácido consiste de um ácido fraco e sua base conjugada fornecida como um sal. Tampão básico consiste em uma base fraca e seu ácido conjugado fornecido como um sal. Em geral uma solução-tampão contém a mistura de um ácido fraco e seu sal ou uma base fraca se seu sal.
O conceito original da ação tamponante surgiu de estudo bioquímico e da necessidade de controle de pH em diversos aspectos biológicos, como por exemplo, em estudos com enzimas que tem sua atividade catalítica muito sensível a variações de pH. Neste contexto em 1990, Fernbach e Hubert, em seus estudos com a enzima amilase, descobriram que uma solução de ácido fosfórico parcialmente neutralizado agia como uma “proteção contra mudanças abruptas na acidez e alcalinidade.” Esta resistência a mudança na concentração hidrogeniônica livre de uma solução foi então descrita por estes pesquisadores como ação Tamponante.
O conceito de pH foi introduzido por Sorensen