Solução Tampão
Sendo assim solução tampão é aquela que tem a capacidade de resistir às alterações de PH causadas pela adição de ácido ou base. Existem basicamente dois tipos de solução tampão, aquelas que são feitas a partir da mistura de um ácido fraco e sua base conjugada (Sal básico), e da mistura entre uma base fraca e seu ácido conjugado (Sal ácido).
Foi Henderson em 1909 que apontou o papel fundamental do íon bicarbonato na manutenção da concentração hidrogeniônica do sangue, com a seguinte equação:
Em 1916 Hasselbach colocou a equação de Henderson na forma logarítmica, a fim de simplificar sua aplicação na área clinica: As soluções tampões são de suma importância em nosso cotidiano, justamente por essa resistência a variações de PH. O processo de decomposição de matéria orgânica no solo em que na maioria das vezes encontram-se substâncias que podem variar o PH do solo e sendo assim necessariamente necessitam de um tampão para poder controlar esse PH, é um bom exemplo de como as soluções tampões são usadas em diferentes processos. Mas é em nosso corpo que encontramos os melhores exemplos, o sangue humano, por exemplo, é um sistema tampão ligeiramente básico que deixa seu PH sempre constante entre 7,35 e 7,45. A saliva é outro exemplo de tampão, e tem como finalidade neutralizar os ácidos presentes na boca, a fim de evitar o desenvolvimento de bactérias que formam a placa bacteriana, seu PH normal varia entre 6,4 e 6,9 no intervalo das refeições, já enquanto comemos varia entre 7 a 7,3.
Produto de Solubilidade: A solubilidade é a quantidade máxima de uma substância que pode ser dissolvida em um líquido, para o