Trabalho
O nascimento de uma criança portadora da síndrome de down, exige um processo de adaptação muito grande por parte dos pais. Pois ela apresenta pequenos atrasos em seu desenvolvimento e limitações em suas aquisições, precisando de um tempo maior para desenvolver habilidades, tais como; falar, andar e controlar os esfíncteres. Isso pode estabelecer impactos na família e principalmente nos genitores.
A chegada de um bebê que apresenta qualquer tipo de deficiência causa um evento traumático e desestruturador interrompendo e equilíbrio familiar, cada integrante da família reagirá de uma forma diferente.
Com o diagnóstico a reação dos pais foram organizadas em cinco estágios segundo ( Drotar e colaboradores, 1975 e Gath, 1985, apud casarin, 1999.):
1° Reação de choque: As primeiras imagens que os pais formam da criança são baseadas nos significados anteriormente atribuídos a deficiência.
2° Negação da Síndrome: Os pais tentam acreditar em um possível erro diagnostico, associando traços da síndrome a traços familiares.Essa fase ode ajudar em um primeiro momento, ajudando os pais a tratar a criança de forma mais natural, mais quando se prolonga, compromete a relação com a criança normal.
3° Reação emocional intensa: Nessa fase a certeza do diagnostico gera emoções e sentimentos diversos; tristeza peã perda do bebe imaginado, raiva, ansiedade, insegurança pelo desconhecido, impotência diante de uma situação insustentável.
4° Redução da ansiedade insegurança: As reações do bebê ajudam a compreender melhor a situação, já que ele