Guiné Bissau
Guiné Bissau
Bandeira: A bandeira dispõe as cores Pan-Africanas características: o amarelo, verde, vermelho e também a Estrela Negra de África. O desenho da bandeira foi fortemente influenciado pela bandeira do Gana, e as cores detêm o mesmo significado: especificamente, o vermelho simboliza o sangue dos mártires, o verde as florestas, e o amarelo a riqueza mineral. Lema: unidade, luta e progresso.
Aspectos Físicos:
Localização: A Guiné-Bissau, é um país da costa ocidental de África que se estende desde o cabo Roxo até à ponta Cagete. Faz fronteira a norte com o Senegal, a este e sudeste com a Guiné-Conacri (ex-francesa) e a sul e oeste com o oceano Atlântico. Além do território continental, integra ainda cerca de oitenta ilhas que constituem o Arquipélago dos Bijagós, separado do Continente pelos canais do rio Geba.
Clima: Situada aproximadamente a meia distância entre o Equador e o Trópico de Câncer, a Guiné-Bissau tem clima tropical, caracteristicamente quente e úmido. Há duas estações distintas: a estação das chuvas e a estação seca.
Relevo: Com uma área de 36 126 km², o país é maior que a Bélgica. Estende-se por uma área de baixa altitude, seu ponto mais elevado está 300 metros acima do nível do mar.
Vegetação: planície composta por herbáceas, onde a fauna costuma ser mamíferos que vivem em manadas.
Hidrografia: É banhado ao sul e a oeste pelo oceano atlântico.
Aspectos Humanos:
População: 5.27 crianças por mulher (2000)
0-14 anos: 42%
15-64 anos: 55%
65 anos e mais: 3%
Cultura: A população da Guiné-Bissau é constituída por uma variedade de etnias, com línguas, estruturas sociais e costumes distintos. A maioria da população vive da agricultura e professa muitas vezes religiões tradicionais locais. Cerca de 45% dos habitantes praticam o Islão e há uma minoria de cristãos. As línguas mais faladas são o fula e o mandinga, entre as populações concentradas no Norte e no Nordeste. As diferenças étnicas e