Propriedades Físico- Químicas dos Álcoois
Propriedades Físico- Químicas dos Álcoois
Álcoois são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional hidroxila (OH) preso a um ou mais carbonos saturados.
Podem ser classificados como: Primários: onde sua hidroxila está ligada ao carbono na extremidade da cadeia. Secundários: sua hidroxila está unida ao carbono secundário da cadeia. Terciários: sua hidroxila está ligada ao carbono terciário da cadeia.
As moléculas dos álcoois, por possuírem o grupo polar OH, pode-se dizer, são ligadas entre si pelos mesmos tipos de forças intermoleculares que agregam as moléculas de água umas às outras - as ligações de hidrogênio. Por essa razão é possível misturar as duas substâncias, pois “semelhante dissolve semelhante” (a água é polar).Com o aumento da cadeia carbônica, o grupo OH começa a perder importância, e assim a maior parte da molécula passa a ser um hidrocarboneto. Os álcoois então se tornam mais viscosos, menos voláteis e menos solúveis em água. Porém, se o numero de hidroxilas aumentar, a solubilidade aumenta, mais intensas serão as interações intermoleculares e maiores serão os pontos de fusão e ebulição dos álcoois.
O grupo OH dos álcoois é a parte mais reativa, e estes compostos podem reagir de duas maneiras: rompendo a ligação O-H ou rompendo a ligação C-OH. Neste último caso, o grupo OH, dificilmente abandonará a molécula. Os álcoois funcionam como substâncias anfóteras, ou seja, ora funcionam como ácidos e ora como bases. Tal propriedade dependerá do outro reagente. A acidez dos álcoois se deve ao fato de existir um hidrogênio ligado a um átomo eletronegativo, o oxigênio. O caráter ácido dos álcoois segue a seguinte ordem de intensidade: álcool primário > álcool secundário >álcool terciário. Isso ocorre por causa do efeito indutivo +I do grupo alquilo. Quanto mais radicais existirem, maior será a densidade eletrônica no oxigênio, e mais fortemente ligado estará o