Propriedades do alcool etilico
Carla Ferreira dos Santos; Eunice Karen Varella Jardim
QI 11211-27; QI 112
Prof.: Odair
Relatório 1
PROPRIEDADES DO
ÁLCOOL ETÍLICO
São Luis,
2013
Universidade Federal do Maranhão
Carla Ferreira dos Santos; Eunice Karen Varella Jardim
Relatório 1
PROPRIEDADES DO
ÁLCOOL ETÍLICO
Relatório apresentado à cadeira de química orgânica 2, ministrada pelo professor Odair, para obtenção de nota parcial no mês de fevereiro.
São Luis,
2013
1. Objetivo
Determinar algumas propriedades físicas e químicas do álcool etílico
2. Fundamentação teórica
O etanol (álcool etílico) é o mais comum dos alcoóis e caracteriza-se por ser um composto orgânico de fórmula estrutural CH3CH2OH, obtido por meio da fermentação do amido e outros açúcares como a sacarose existente na cana-de-açúcar.
Analogamente à água, os alcoóis apresentam caráter polar, mais acentuado nos compostos de menor peso molecular. No caso dos alcoóis, esse caráter se deve à presença do grupamento hidroxila, no qual o átomo de oxigênio, por ser mais eletronegativo que o de hidrogênio, atrai os elétrons compartilhados na ligação O-H, levando-os a assumir uma distribuição espacial assimétrica. Além disso, o ponto de ebulição desses compostos é relativamente alto, graças à presença da ligação tipo pontes de hidrogênio entre as moléculas.
Os alcoóis são solúveis em água, embora a solubilidade diminua à medida que seu peso molecular aumenta. Alguns alcoóis, como o etanol, são bons solventes de outros compostos orgânicos não solúveis em água.
Quanto ao caráter ácido-básico desses compostos, os álcoois podem atuar como bases fracas, em presença de ácidos fortes, tais como o nítrico e o sulfúrico, ou como ácidos, reagindo com metais mais reativos para formar alcoóxidos. O caráter básico dos álcoois se deve à presença de dois pares de elétrons que não participam da ligação entre os átomos de oxigênio e hidrogênio do grupamento hidroxila.
A