Fun Es
Introdução
Desenvolvimento
Funções orgânicas
Hidrocarbonetos
Alcóois
Fenóis
Éteres
Aldeídos
Cetonas
Amidas
Derivados Halogenados
Nitrilos ou cianetos orgânicos
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Em química orgânica, funções orgânicas são compostos orgânicos que têm estrutura química semelhante e, consequentemente, comportamento químico similar. Os compostosorgânicos sediferenciamdos inorgânicos porapresentarem átomos de carbono distribuídos em cadeias e/ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio. AsprincipaisFunçõesorgânicassão: cetonas, aldeídos, ácidoscarboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres,éteres, aminas e haletos.
Desenvolvimento
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Funções orgânicas
Agrupamos em uma função química os compostos que apresentam propriedades químicas semelhantes. Na química orgânica, chamamos a este agrupamento de elementos químicos com propriedades e características semelhantes de função orgânica.
Os compostos orgânicos podem ser classificados conforme os átomos constituintes, radicais ligantes e natureza das ligações. Na química orgânica, o número de funções químicas é enorme, por isso, elencamos abaixo apenas algumas das principais delas.
Hidrocarbonetos
Em química, um hidrocarboneto é um composto químico constituído unicamente por átomos de carbono e de hidrogênio unidos tetraedricamente por ligação covalente assim como todos os compostos orgânicos.1
Os hidrocarbonetos naturais são compostos químicos constituídos apenas por átomos de carbono (C) e de hidrogênio (H),2 aos quais se podem juntar átomos de oxigênio (O),azoto ou nitrogênio (N) e enxofre (S) dando origem a diferentes compostos de outros grupos funcionais.1
São conhecidos alguns milhares de hidrocarbonetos. As diferentes características físicas são uma consequência das diferentes composições moleculares.1 Contudo, todos os hidrocarbonetos apresentam uma propriedade comum: oxidam-se facilmente liberando calor.
Os