Fun Es
Resumo:
F(x) = ax + b
“Uma função f é uma regra ou correspondência que faz associar somente um valor da variável y para cada valor da variável x. Deve ser compreendido que a variável x é denominada variável independente, pode-se tomar qualquer valor num certo conjunto de números denominado domínio de f. A variável y é denominada variável dependente, visto que seu valor depende do valor de x.” (MUNEM A. M.; FOLIUS, J. D., 1982)
Exemplo:
a)
b)
2- Funções quadráticas
Chama-se função quadrática, ou função polinomial do 2º grau, qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax2 + bx + c, onde a, b e c são números reais e a 0.
a)
b)
3- Funções cubicas
Chama-se função cúbica a toda a função da forma f(x) = ax3 + bx2 + cx + d, a, b, c, d IR, e a
As funções cúbicas têm sempre 1 zero, (tomam valores que vão de - a + ) ; mas podem até 3 zeros distintos.
a)
b)
4- Funções inversas
A função inversaf-1(x) de uma dada função f(x) é aquela cuja lei de formação é inversa da lei de formação de f(x). A função inversa, para que exista, deve satisfazer a condição acima.
a)
b)
5- Funções trigonométricas
Funções trigonométricas são funções angulares, importantes no estudo dos triângulos e na modelagem de fenômenos periódicos. Podem ser definidas como razões de dois lados de um triângulo retângulo, contendo o ângulo ou, de forma mais geral, como razões de coordenadas de pontos no círculo unitário ou, de forma ainda mais geral, como séries infinitas ou como soluções para certas equações diferenciais.
Existem seis funções trigonométricas básicas, cada uma com a sua abreviatura notacional padrão.
a)
b)
6- Funções trigonométricas inversas
As funções trigonométricas inversas são as inversas das funções trigonométricas. Usualmente, são chamadas de função de arco, pois retornam o arco correspondente a certa função trigonométrica.
a)