1 Relat rio
João Luis Chicoli 170518
Flávia do Carmo Silva 167612
QG109 Turma A
07/08/2015
Introdução
O experimento “A determinação da densidade de uma solução“ estima através de diferentes instrumentos (bureta, pipeta volumérica e picnômetro) a densidade de uma solução de Cloreto de Sódio (NaCl). A densidade de qualquer substância pode ser obtida através da razão entre massa e volume, d= .
A densidade é um conceito básico e que, muitas vezes, causa confusão por possuir a mesma fórmula que a concentração. Porém a concentração se refere a uma solução, que possui solvente e soluto, e a densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume.
Objetivo
O objeto deste experimento é descobrir através da utilização da pipeta volumétrica, bureta e picnômetro, a densidade do Cloreto de Sódio utilizando a formula, já conhecida, da densidade. Além disso temos o objetivo de aprender/adquirir experiência com os instrumentos que iremos utilizar ao longo do curso,
Experimento
Materiais utilizados:
Água destilada;
Balança analítica;
Termômetro;
Béquers de vários tamanhos;
Pipeta volumétrica;
Picnômetro 25ml.
O experimento é dividido em 3 etapas, cada etapa é utilizado um instrumento diferente, em todas as etapas foram feitas duas medições para garantir maior precisão nos resultados e todos os instrumentos foram lavados com uma pequena porção de NaCl, já que esta era a solução que iriamos utilizar.
Na primeira etapa utilizamos uma bureta de 50,00ml, preenchemos a bureta com NaCl utilizando o becker, após isto pesamos outro becker e o enchemos com 15,00ml da solução e pesamos novamente.
Na segundo etapa utilizamos a pipeta volumétrica, nela cabia 25,00ml de NaCl. Utilizamos junto com a pipeta um bulbo de borracha, conhecido como pêra. Após encher a pipeta e pesar o becker vazio, enchemos ele com a solução e pesamos novamente.
Na terceira etapa