Pós Graduando
Por definição sociedade é um conjunto de indivíduos, dotados de interesses e recursos de poder diferenciados, que interagem continuamente a fim de satisfazer suas necessidades.
Possuem atributos, idéias, valores e interesses diferenciados e são estas diferenças que tornam a vida em sociedade bastante complexa, envolvendo cooperação, competição e conflito.
Quando os interesses são comuns há o sistema de cooperação, entretanto quando há interesses diversos, pode-se estabelecer relações de competição ou de conflito. A diferença entre elas é que no conflito há o uso de violência que deve estar dentro dos limites toleráveis, para a sobrevivência da sociedade. A administração do conflito geralmente se dará através da política.
A política atua dentro dos conflitos visando formar novas idéias que possam gerar a negociação de acordos entre os membros conflitantes a fim de atender suas reivindicações e evitando, também, a geração de novos conflitos.
As políticas públicas são resultado da atividade política, entretanto, nem toda decisão política em si constitui uma política pública. A política pública requer diversas ações estrategicamente selecionadas para implementar as decisões tomadas.
Dentro deste processo de formulação das políticas públicas, a década de 1990 marcou uma crescente ação municipal inovando e estabelecendo novas esferas de participação dos atores envolvidos nas políticas públicas, exemplo disso é a criação do SUS que estabelece a atuação conjugada em nível municipal, estadual e federal.
Outro enfoque importante está na criação e implementação dos conselhos, existentes em nível municipal, estadual e federal tem por funções básicas ser um elo entre as demandas da sociedade e a esfera pública, além de ter atuação autônoma com deliberação para os assuntos que lhes são pertinentes. Entretanto, ainda hoje os conselhos enfrentam dificuldades para realizar plenamente suas ações de controle e deliberação nas políticas públicas.