Pós graduando
Angelo Oliveira Moura*, Diego da Silva Andrade*, Wagner kazumitsu Kikuchi∗
Associação Educacional Dom Bosco – AEDB
Estrada Resende-Riachuelo, Nº 2535 - Campo de Aviação - Resende - RJ
CEP: 27.511-971 - Caixa Postal: 81.698/ 81711
Tel/Fax: (24) 3355-6000 - www.aedb.br e-mail: pesquisa.si2005@gmail.com
Resumo:
O objetivo deste artigo é apresentar os conceitos sobre Data Mining, Data Wharehouse e Redes Neurais Artificiais voltados para a elaboração de um sistema de apoio à decisão, baseado em Inteligência Artificial. Este sistema servirá como um assessor a tomadas de decisão em questões relacionadas à saúde.
Palavras-Chave: Inteligência Artificial, Redes Neurais Biológicas, Redes Neurais Artificiais,
Data Mining, Data Warehouse, Sistema de Apoio a Decisão, Saúde.
Introdução
Devido à globalização mundial é necessário que, a cada dia, tenha-se maior agilidade nas decisões a serem tomadas, podendo assim colocar-se de forma competitiva no mercado mundial. Essa necessidade torna-se mais evidente quando estão envolvidas questões que podem ser decisivas para sobrevivência de um ser humano. É nessa hora que se verifica a necessidade e importância de um especialista bem qualificado. Este profissional será responsável por avaliar cada caso, levando em consideração os dados disponíveis e a experiência adquirida nos seu dia-a-dia de trabalho.
Porém quando se trata de doenças onde não se tem muito tempo para estar buscado embasamento em análises e pesquisas, seria de grande utilidade a existência de um sistema que analise, de forma muito mais ágil, as informações existentes e buscar, através das mesmas, relações ainda não visualizadas e testadas entre os dados já conhecidos. Essas relações possibilitarão a geração de novas informações, ou apontarão quais medidas devem ser tomadas para que o paciente envolvido tenha maiores possibilidades de cura.
O objetivo desse