pós graduada
O século XX é conhecido como o período mais dramático que a história já vivenciou, um dos séculos mais complexos que já existiu, pois nunca houve tanto crescimento econômico, nunca houve tanto desenvolvimento tecnológico, mas também, nunca houve um século tão assassino. Para muitos o período das guerras mundiais, foi tratado como “os últimos dias da humanidade”, para a história, foi uma era de extremas catástrofes. Em seu livro “ A Era dos Extremos” o historiador Eric Hobsbawn narra o sentimento e a realidade do período das guerras mundiais.
(HOBSBAWN,1995, p.30) A humanidade sobreviveu. Contudo, o grande edifício da civilização do século XX desmoronou nas chamas da guerra mundial, quando suas colunas ruíram. Não há como compreender o breve século sem ela. Ele foi marcado pela guerra. Viveu e pensou em termos de guerra mundial, mesmo quando os canhões se calavam e as bombas não explodiam. Sua história, e mais especificamente, a história de sua era inicial de colapso e catástrofe devem começar com a guerra mundial de 31 anos.
A I Guerra Mundial inicia-se em 28 de Julho de 1914. Essa ficou marcada pelo grande derramamento de sangue e a guerra de trincheiras. O conflito aconteceu entre grandes potencias mundiais que se aliançaram. A Tríplice Aliança que no início da guerra englobava a Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Itália, essa foi criada em 1882 e a Tríplice Entente foi formada em 1907 e era composta a princípio, pela Rússia, Inglaterra (Reino Unido) e França, principais rivais da Alemanha nas disputas por áreas coloniais. A primeira Guerra Mundial foi vencida pela tríplice Entente e terminou com assinatura de um acordo de paz pelos alemães em 11 de novembro de 1918. Após a I Guerra Mundial houve a assinatura do Tratado de Versalhes em 28 de junho de 1919 pelos países europeus. Esse tratado veio imputar à Alemanha a