produção nas diferentes sociedades
As sociedades tribais diferenciam-se umas das outra sem muitos aspectos, mas pode-se dizer, em termos gerais, que não são estruturadas pela atividade que em nossa sociedade denominamos trabalho. Nelas todos fazem quase tudo, e as atividades relacionadas à obtenção do que as pessoas necessitam para se manter(caça,coleta, agricultura e criação)estão associadas aos ritos e mitos, ao sistema de parentesco, às festas e às artes, integrando-se, portanto, a todas as pessoas da vida social.A organização dessa sociedade,caracteriza-se pela divisão das atividades por sexo e também por idade.
Os instrumentos utilizados na produção das tarefas das sociedades tribais,são muito simples vistas pelas pessoas de fora e por isso que as sociedades tribais são consideradas economicas .Hoje essas sociedades enfrentam dificies condições de vida,pelo fato que as sociedades tribais vivem em areas restritas,em geral antes do contado deles com o chamado "mundo civilizado".Muitos pessoas acreditavam,por puro preconceito que estas comunidades eram rudimentares,mas o mundo civilizado ou seja a nossa população cercou os meios de alimentação dessas sociedades(pesca,caça e alimentos da floresta).Tem sociedades de abundancia,que se dedicam principalmente ao lazer pelo fato de terem todos seus recursos na natureza.Não há mundo do trabalho nessas comunidades,mas sim intregação com a natureza.
HORAS DE PRODUÇÃO:
⦁ Ianomâmis:3 Horas
⦁ Guayaki:5 Horas,mas não todos os dias
⦁ Kung:4 Horas
Organização do Trabalho Com base na divisão por sexo:
Mulheres: Serviços domésticos e a agricultura.
Homens: Caça, pesca e as guerras.
Crianças: Auxiliam nos trabalhos domésticos, colheita e no cuidado com os menores.
Caracteristicas das Sociedades Tribais: Pg.3
Trabalham menos que as Sociedades Capitalistas. Se relacionam de forma diferente com a natureza. Retiram da terra o suficiente para sobreviver. Sentem-se