Pâncreas na Citologia
O pâncreas é uma glândula alongada que possui uma cabeça, um corpo e uma cauda. A cabeça é a porção expandida que se situa em uma curva em forma de C do duodeno. Ele é ligado ao duodeno por tecido conjuntivo. O corpo do Pâncreas, localizado na porção central, cruza a linha média do corpo humano, e a cauda estende-se na direção do hilo do baço. O ducto pancreático (de Wirsung) estende-se através do comprimento da glândula e se esvazia no duodeno na ampola hepatopancreática (de Vater), através da qual o ducto biliar comum do fígado e da vesícula biliar também entra no duodeno.
Anatomia do Pâncreas
O pâncreas é um órgão solido que se estende transversalmente á parede abdominal posterior no epigástrio. Esse órgão esta firmemente fixado ao retroperitônio á frente da aorta abdominal e da primeira e segunda vértebras lombares. Por essa razão, a dor das pancreatites aguda ou crônica localiza-se profundamente na região epigástrica e, em geral, irradia-se para o dorso.
O pâncreas exócrino é drenado por um canal central principal conhecido como ducto de Wirsung, que se estende por todo o comprimento de glândula. Normalmente, esse ducto mede cerca de 3 a 4 mm de diâmetro. Na maioria dos indivíduos, o ducto pancreático entra no duodeno pela papila diodenal junto com o ducto biliar comum. O esfíncter de Oddi circunda esses dois ductos. Em cerca de 33% dos indivíduos, o ducto de Wirsung e o ducto biliar comum reúnem-se para formar um canal comum, antes de terminar na ampola de Vater.
Alguns indivíduos também tem um ducto pancreático acessório independente, conhecido como ducto de Santorini, que se estende da cabeça e do corpo da glândula até o duodeno, no qual penetra cerca de 2cm antes da papila duodenal. Em alguns casos, o ducto acessório reúne-se ao ducto pancreático principal.
Histologia
O pâncreas exócrino é formado por grupos de ácinos (ou lóbulos), que são drenados por ductos. As ilhotas de Langerhans do pâncreas