ÓRGÃOS LINFÁTICOS
2 – Quais os tipos de tecidos linfáticos?O principal tecido do sistema linfático é constituído pelos gânglios ou nódulos linfáticos que se conectam por todo o organismo através de pequenos vasos, os vasos linfáticos.
3 – Cite os órgãos linfáticos e suas respectivas funções.Tonsilas palatinas: Produzem linfócitos.
Timo: órgão linfático mais desenvolvido no período pré-natal. Matura linfócitos;
Linfonodos ou nódulos linfáticos: Órgãos mais numerosos do organismo, cuja função é a de filtrar a linfa e eliminar corpos estranhos que ela possa conter, como vírus e bactérias. A proliferação dessas células provocada pela presença de bactérias ou substâncias/organismos estranhos determina o aumento do tamanho dos gânglios, que se tornam dolorosos, formando a íngua.
Baço: Possui grande quantidade de macrófagos que, através da fagocitose, destroem micróbios, restos de tecido, substâncias estranhas, células do sangue em circulação já desgastadas. Dessa forma, o baço “limpa” o sangue, funcionando como um filtro desse fluído (degradação de hemácias). O baço também tem participação na resposta imune, reagindo a agentes infecciosos. Também matura linfócitos.
4 – Como podemos diferenciar histologicamente os órgãos linfáticos entre si?Existem alguns órgãos que são revestidos por cápsulas de tecido conjuntivo e outros por tecido epitelial.
5 – Descreva a estrutura geral do tubo digestivo. Há 4 camadas evidentes: Mucosa, Submucosa, Muscular e Serosa. Mucosa: - Epitélio - Lâmina própria (tecido conjuntivo) pode possuir glândulas - Muscular da mucosa (músculo liso) Submucosa: - Tecido conjuntivo moderadamente denso - Pode apresentar glândulas