Tecido Glandular
2-
a- Mistas (anfícrinas) → essas glândulas desempenham tanto função endócrina quanto exócrina, liberando suas secreções no sangue ou em cavidades.
Exemplo de glândulas mistas: o testículo e o ovário. Essas glândulas sexuais produzem respectivamente os hormônios testosterona e a progesterona, além de espermatozóides e óvulos. Outro exemplo é o fígado, produzindo e secretando proteínas e a bile.
b- Glândula endócrina do tipo cordonal (As células deste tipo de glândula organizam-se formando cordões maciços. Exemplo: hipófise e paratireóide) e Glândula endócrina do tipo folicular ou vesicular (As células deste tipo de glândula organizam-se formando vesículas. Exemplo: Tireóide).
c-
Classificação Tireoide: epitelial glandular vesicular
D-
Classificação Fígado: epitelial glandular acinoso.
E-
Classificação do pâncreas: Tecido epitelial glandular misto; parte exócrina: glândula acinosa composta serosa.
F-f. A forma da porção secretora, permite separar as glândulas exócrinas em acinosas e tubulosas. De acordo com o produto de secreção as glândulas podem ser:
Merócrinas (saem apenas produtos de secreção). Exemplo: pâncreas e glândulas salivares.
Holócrinas (a célula toda se destaca da glândula arrastando consigo o seu produto de secreção acumulado). Exemplo: glândulas sebáceas.
Apócrinas: são intermediárias, nelas o produto de secreção é eliminado com pequena parte do citoplasma apical. Exemplo: glândulas sudoríparas.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA
DISCIPLINA DE CITOLOGIA E HISTOLOGIA
TECIDO EPITELIAL GLANDULAR
A atividade a seguir deverá ser realizada em grupos