aula de Tecido Epitelial Glandular
Glandular
Tecido Epitelial
O Tecido epitelial se divide basicamente em dois:
Tecido Epitelial de Revestimento
Tecido Epitelial Glandular
Tecido Epitelial
Glandular
O tecido epitelial glandular ou secretor é constituído por várias células epiteliais glandulares que possuem como principal função produzir e liberar secreções tanto para o meio interno quanto para o meio externo. Como ocorre a formação ?
Glândulas
Há três tipos de glândulas
Glândula Mista
Glândulas Exócrinas
As glândulas que eliminam substâncias para fora do organismo ou em cavidade abertas são chamadas exócrinas ou de secreção externa.
Glândulas Exócrinas
Como exemplos, temos as glândulas sudoríparas , sebáceas, lacrimais , salivares e mamarias.
Glândulas Sudoríparas
Produzem o suor, função importante para regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas. Glândulas Sebáceas
São glândulas na pele que secretam uma matéria oleosa, chamada sebo, para lubrificar e impermeabilizar a pele e os pelos dos mamíferos. Nos seres humanos, eles são encontrados em maior abundância na face e couro cabeludo, embora eles estejam distribuídos em todas as zonas da pele, exceto nas palmas das mãos e plantas dos pés. Glândulas Lacrimais
Sua função é produzir o fluido lacrimal para a lubrificação e limpeza do globo ocular.
Glândulas Salivares
Localizam-se no interior e também em torno da cavidade bucal tendo como objetivo principal a produção e secreção da saliva.
Glândulas Mamarias
função primordial é a produção de leite para nutrir o recémnascido. Estas estruturas são exclusivas dos mamíferos, e possuem uma estrutura de ramificação mais complexa do que a das demais glândulas da pele. Ambos os sexos as possuem, embora nos machos, seu desenvolvimento cesse antes mesmo da puberdade, de seu desenvolvimento .
Glândulas Endócrina
São aquelas que eliminam suas secreções