física
1) Faça um diagrama do circuito montado, não esquecendo dos medidores:
2) Com base nas suas observações, como se deve ligar um medidor de corrente a um circuito de corrente contínua? Explique.
Antes de tudo, deve-se tomar cuidado em ligar o instrumentos e conectá-lo corretamente, expecificando o polo positivo deve ser ligado a ponte de potencial mais alto e o negativo ao mais baixo.
Antes de ligarmos o medidor é bom relembrarmos que nas baterias a corrente sai do polo positivo e nos resistores a corrente entra pelo polo positivo.
Assim para ligar um medidor a um circuito de corrente contínua, deve-se colocar o medidor em série, observando-se a polaridade, a exemplo do voltímetro, através das cores (lembrando que na prática eram vermelha e preta).
3) Como se deve inserir um medidor de tensão no circuito? Explique Um voltímetro ideal tem resistência elétrica infinitamente grande. Sendo assim, ao ser introduzido em paralelo com o elemento sobre o qual se deseja medir a tensão (ou "voltagem"), não perturba o circuito. Se o voltímetro for colocado em série, interromperá o circuito, pois sua resistência é muito grande; ou seja, resistência muito grande é o equivalente a colocar uma chave aberta (interruptor) em série com o restante do circuito.
4) Gráfico de V x I
Parte I
Tensão (V)
Intensidade de Corrente (mA)
0,5
5,0
1,0
10,1
1,50
15,1
2,0
20,2
2,5
25,3
3,0
30,3
5) Com base no gráfico, o resistor é ôhmico?
Ao realizarmos a análise do gráfico, concluímos que o resistor é ôhmico. Explicando de uma maneira simples, Ohm verificou que, para vários materiais, existia uma proporcionalidade entre a d.d.p e a corrente elétrica, ou seja, ao dobrarmos a voltagem aplicada a esse material, a intensidade de corrente elétrica também dobraria. Assim:
Podendo ser expresso através de uma reta, “Em um condutor ôhmico, mantido à temperatura constante, a intensidade de corrente elétrica é proporcional à diferença