Interdependencia entre urbano e rural
Rico em verde, mas não é floresta, possui animais de diferentes espécies, mas não é zoológico, também apresenta construções como casas, galpões, celeiros e depósitos, mas não é cidade. Trata-se do Espaço Rural que, com o passar do tempo, sofre transformações e assume a configuração do Espaço Urbano, cujo fenômeno ocorre há décadas no município de Blumenau o qual possuiu uma grande área rural que, com o passar do tempo, foi ocupada pelas construções das indústrias, do comércio, das residências, ruas e avenidas. Hoje, lugares conhecidos por áreas centrais, no passado, já foram considerados como rurais.
Sua caracterização mais significativa decorre pelo de fato que no espaço rural são encontradas atividades humanas que, de alguma forma, se regulam, dependem e se relacionam com as forças da natureza. Neste, o Trabalho Humano se volta, principalmente, à produção de matériasprimas e alimentos de origem animal e vegetal os quais serão em grande parte beneficiados e encontrados nas prateleiras dos supermercados do espaço urbano, como exemplos, os cultivos do feijão, frutas, verduras, cereais, milho e mandioca, a criação de aves para obtenção de carnes e ovos e a criação de gado leiteiro e de corte. Portanto, são fatos que assinalam para a importância do Espaço Rural para nossa sobrevivência.
Entretanto, o conceito sobre o Espaço Rural não é engessado, pois, este também se encontra influenciado pelas inovações tecnológicas. Assim, com o passar do tempo, sofre mutações sendo que pode conter equipamentos urbanos como comunicações, energia, saneamento e saúde pública, além de outras comodidades.
No Espaço Rural, devido a necessidade e as dimensões das propriedades, ocorre um distanciamento entre as moradias, em contrapartida, as relações sociais, comunitárias e de afetividade são mais intensas, fato que constitui outra e importante característica.
A INTERDEPENDÊNCIA DOS ESPAÇOS URBANO E RURAL
Você parou para observar o quanto depende do Espaço Rural?