Citologia
O presente trabalho referente à disciplina de Citologia tem como objetivo relatar funções e células referentes ao tecido epitelial, tecido conjuntivo e tecido muscular. Tendo como objetivo transpor experiências, vivências da prática como a aplicação e aprimoramento dos conceitos teóricos.
O processo de desenvolvimento, o trabalho e a disciplina em um todo foi de extrema importância para conhecimentos até então não conhecidos, trazendo novos conhecimentos sendo assim bastante proveitosa.
De acordo com Educação (2009), Citologia é o ramo da biologia que estuda as células no que diz respeito à sua estrutura, suas funções e sua importância na complexidade dos seres vivos. É estudada em cursos da área de saúde e biológicas.
Os tecidos do corpo humano podem ser classificados em quatro grupos principais: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
2 METODOLOGIA
TECIDO EPITELIAL
O tecido epitelial é constituído por células justapostas, com pouca substância, tendo função sensorial, proteção, absorção e secreção. O tecido epitelial é classificado em dois tipos principais: epitélio de revestimento e epitélio glandular.
As células do epitélio de revestimento apresentam polaridade, um polo é voltado para a superfície, denominado região apical e o outro polo é voltado para o tecido conjuntivo subjacente, denominado região basal. O tecido epitelial é avascular, desta maneira se nutrindo de difusão de substâncias a partir do tecido conjuntivo.
Os tecidos epiteliais de revestimento podem ser classificados de acordo com a forma das células (escamosa ou pavimentosa, cúbica e cilíndrica ou colunar) e com o número de camadas (epitélio simples, como nos túbulos renais, estratificado, várias camadas de células, como no caso da pele e pseudo-estratificado, única camada de célula, mas por serem células de diferentes comprimentos, dão a impressão de que são várias camadas, como as células do trato respiratório.
O