Organelas celulares
• Trabalho de Biologia: Organelas celulares
- Introdução
Todas as células, tanto procariontes quanto eucariontes, possuem uma membrana que envolve a célula, separando o interior de seu ambiente e regulando a passagem e a troca de substancias entre a célula e o meio em que ela se encontra. Esta, denominada membrana plasmática, é uma película muito fina, delicada e elástica, que envolve o conteúdo da célula, impedindo que o citoplasma se espalhe, sendo este, constituído por um material semifluído, gelatinoso chamado hialoplasma. No hialoplasma ficam imersas as organelas celulares, estruturas que desempenham funções vitais diversas, como digestão, respiração, excreção e circulação. O citoplasma é considerado um colóide, onde estão imersas as organelas celulares, cada qual cumprindo funções específicas.
[pic]
A seguir, encontra-se informações sobre algumas organelas de nossa célula:
- Complexo de Golgi
A denominação aparelho ou complexo de Golgi é uma homenagem ao citologista italiano Camilo Golgi, que, em 1898, descobriu essa estrutura citoplasmática. Ao verificar que certas regiões com citoplasma celular se coravam por sais de ósmio de prata, Golgi imaginou que ali deveria existir algum tipo de estrutura, posteriormente confirmada pela microscopia eletrônica.
Dictiossomos
O aparelho de Golgi está presente em praticamente todas as células eucariontes, e consiste de bolsas membranosas achatadas, empilhadas como pratos. Cada uma dessas pilhas recebe o nome de dictiossomo. É constituído por uma pilha de vesículas circulares achatadas e vesículas esféricas e menores que brotam das primeiras. Nas células animais, os dictiossomos geralmente se encontram reunidos em um único local próximo ao núcleo. Nas células vegetais, geralmente há vários dictiossomos espalhados pelo citoplasma.
Funções do aparelho de Golgi
O aparelho de Golgi atua como centro de armazenamento,