Organelas Celulares
ORGANELAS CELULARES
Citoplasma
O citoplasma é o espaço intracelular localizado entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear em seres eucariontes, enquanto nos procariontes corresponde a totalidade da área intracelular. O citoplasma contém diversas partículas e organelas celulares
Retículo endoplasmático
Retículo endoplasmático, também chamado de ergastoplasma: rede de estruturas vesiculares, tubulares e achatadas. Seus túbulos e vesículas se interconectam. Citoplasma
A parte fluida e transparente do citoplasma, na qual partículas ( especialmente proteínas, eletrólitos e glicose) são dispersas, é chamada de citosol.
Dispersos no citoplasma encontram-se os glóbulos de gordura neutra (triacilgliceróis), grânulos de glicogênio, ribossomos, vesículas secretoras, e cinco organelas especialemte importantes : retículo endoplasmático, complexo de Golgi, mitocôndria, lisossomos e peroxissomos.
Retículo endoplasmático
É divido em retículo endoplasmático rugoso ou granular (RER) e retículo endoplasmático liso ou agranular (REL).
RER: Apresenta ribossomos ancorados nas vesículas.
Os ribossomos são compostos de uma mistura de
RNA e de proteínas, e funcionam na síntese de novas moléculas de proteínas na célula.
REL Não contém ribossomos. Responsável pela síntese de lipidios.
1
01/05/2014
Retículo endoplasmático
Retículo endoplasmático
O retículo endoplasmático atua como uma rede de distribuição de substâncias no interior da célula. No líquido existente dentro de suas bolsas e tubos, diversos tipos de substâncias se deslocam sem se misturar com o citosol.
Retículo endoplasmático
Retículo endoplasmático
Produção de lipídios
Uma importante função de retículo endoplasmático liso é a produção de lipídios. O colesterol, por exemplo, um dos principais componentes lipídicos de todas as membranas celulares, é produzido no REL.
Outros tipos de lipídios produzidos no retículo liso são
os