Organelas celulares
É uma espécie de recipiemte da célula; serve como barreira não permitindo que o conteúdo da célula escape para o meio extracelular.Ela é responsável pela seletividade, controla a troca de substâncias entre a célula e o meio extrerno. Sua constituição é uma dupla camada fosfolipídica, esteróides e glicolipídios com proteínas associadas. A molécula de fosfolipídio é formada por uma cabeça polar e duas caudas não polares de ácidos graxos que se direcionam para o centro da membrana plasmática. Essa disposição da camada de fosfolipídio é denominada de modelo mosaico fluido.
Mitocôndrias
São as organelas mais notáveis do citoplasma, estão presentes em todas as células eucariontes e tem a forma de salsicha. Encontra-se em grande quantidade nas células animais. Ela armazena energia, que poderá ser usada pela célula em atividades que necessitem de um gasto de energia. Possuem o seu próprio DNA e RNA. Sua estrutura são uma membrana interna lisa e uma membrana interna pregueada que serve para aumentar a superfície de contato. As mitocôndrias contêm as enzimas responsáveis para realizar a respiração celular, essas enzimas realizam reações que geram o ATP, que é a principal fonte de energia química nas células.
Retículo Endoplasmático
É o maior sistema de membranas da célula, são túbulos e vesículas interconectados, e a luz é denominada de cisterna. Nele ocorrem os processos metabólicos que são: síntese e modificação protéica, síntese de lipídios e esteróides, desintoxicação de certos compostos tóxicos, transporte e armazenamento de substâncias e a formação de todas as membranas celulares. A membrana nuclear é contínua com o retículo. Ele possui dos tipos, o liso e o rugoso.
Retículo Endoplasmático Rugoso.
Local onde a maioria dos componentes da membrana celular e o material destinado à exportação pela célula são montados. Apresenta ribossomos na sua superfície.Faz a síntese de proteínas e fosfolipídios.
Retículo