Agregados leves
Alunos: RA:
Chih Jou Chang
1467271
Disciplina:
Materiais de Construção Civil A
Professor:
Elizabete Yukiko Nakanishi Bavastri
Toledo, 21 de Setembro de 2014.
Agregados leves são agregados minerais expandidos com peso específico reduzido e elevada capacidade de isolamento térmico e acústico para concretos e argamassas.
Os agregados em geral podem ser classificados como artificiais ou naturais, sendo artificiais as areias e pedras provenientes do britamento de rochas, pois necessitam da atuação do homem para modificar o tamanho dos seus grãos.
Outro fator que define a classificação dos agregados é sua massa específica aparente, onde podemos dividi-los em leves (argila expandida, vermiculita, escoria de alto forno e diatomito), normais (pedras britadas, areias, seixos) e pesados (hematita, magnetita, barita).
Devido à importância dos agregados dentro da mistura, vários são os ensaios necessários para sua utilização e servem para definir sua granulometria, massa especifica real e aparente, módulo de finura, torrões de argila, impurezas orgânicas, materiais pulverulentos, etc.
Enquanto os concretos normais têm sua densidade variando entre 2300 e 2500 kg/m³, os leves chegam a atingir densidades próximas a 500 kg/m³.[1]
Os agregados expandidos proporcionam leveza, isolamento termo acústico e evitam trincas e rachaduras nos concretos e argamassas.
Possuem massa especifica inferior a 2000 kg/m3. Os naturais provem de rochas ígneas extrusivas ou vulcânicas como pumicita, escória ou tufo. Já os agregados Leves Artificiais são os submetidos a tratamentos térmicos (400 1000°C) como a argila ou cinza volante sinterizadas, escória de alto forno granulada, vermiculita e perlita expandidas.
Influenciam muitas propriedades do concreto no estado fresco e endurecido como Trabalhabilidade, Custo, Propriedades mecânicas (CAD) Estabilidade dimensional e Durabilidade.