concreto leve estrutural
http://www.ecopore.com/2013/concretos-leves/
Guggenheim Bilbao
Arq. Frank Gehry
Eng. Amando Castroviejo Pascual http://en.wikiarquitectura.com/index.php/Guggenheim_Bilbao Guggenheim Bilbao
Na estrutura tradicional foram utilizados pilares metálicos, vigas armadas com lajes pré-moldadas alveoladas, vigas-treliça com steel deck, conectores e concreto leve armado.
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/frank-gehry-museu-guggenheim-27-03-2007.html
Introdução
O concreto com agregados leves (concreto leve estrutural) apresenta-se atualmente como um material de construção consagrado em todo o mundo, com aplicação em diversas áreas da construção civil, como pontes, plataformas marítimas e edificações pré-fabricadas.
A ampla utilização desse material deve-se especialmente aos benefícios promovidos pela redução da massa específica do concreto, como a diminuição de esforços na estrutura das edificações, a economia com fôrmas e cimbramento, bem como a diminuição dos custos com transporte e montagem de construções pré-fabricadas.
Entretanto, além da redução da massa específica, a substituição dos agregados convencionais por agregados leves pode ocasionar alterações significativas em outras importantes características do concreto, com destaque especial para trabalhabilidade, resistência mecânica, módulo de deformação, retração, fluência, isolamento térmico, resistência a altas temperaturas e espessura da zona de transição entre o agregado e a matriz de cimento.
(Fonte: Rossignolo ; Agnesini, 2011)
Definições e Especificações
Os concretos leves são caracterizados pela redução da massa específica, consequência da substituição de parte dos materiais sólidos do concreto por ar, e podem ser classificados em concreto com agregados leves, concreto celular e concreto sem finos. o concreto com agregados leves é o que usualmente apresenta aplicação estrutural, motivo pelo qual é conhecido como concreto leve