concreto leve
Podemos definir dosagem como a obtenção de um traço que atenda às condições específicas de um projeto, utilizando corretamente os materiais disponíveis.
Para obtenção de concretos com as propriedades adequadas é necessário, além da seleção de materiais, que seja feito uma dosagem apropriada do mesmo, através da qual é obtida a melhor proporção entre os materiais constituintes do concreto, como, cimento, água, agregados e, se necessário, aditivos.
Os métodos utilizados para a dosagem dos concretos convencionais, de forma geral, podem ser aplicados para os concretos com agregados leves, não se pode, no entanto, deixar de considerar que a massa específica do concreto a ser produzido é menor que a do convencional; a absorção de água dos agregados leves; a variação da massa específica dos agregados leves em função de sua dimensão; e a influência das características dos agregados leves nas propriedades dos concretos.
A dosagem deve ser feita de modo a garantir o aumento da resistência e outras vantagens como a facilidade na execução, maior durabilidade e um menor custo, tornando a obra economicamente mais viável e competitiva. Também é crucial o conhecimento dos materiais que compõem o concreto, além do aperfeiçoamento dos métodos de cálculo, para que se possa aproveitar melhor as características do produto.
Deve-se dar uma maior atenção a determinação do valor da relação água/cimento efetiva, a trabalhabilidade, o transporte, o lançamento, o adensamento e a cura.
Relação água/cimento efetiva em concretos leves
A relação água / cimento é de suma importância para a determinação da qualidade do concreto, seja ele convencional ou leve. A maioria dos defeitos na resistência mecânica do concreto são causados pelo excesso de água colocado a fim de facilitar o amassamento. Tal hidratação desnecessária irá resultar na evaporação excessiva, deixando vazios no interior no interior do concreto, os quais serão diretamente responsáveis pela queda da