Sistema endócrino
Este trabalho visa à descrição embriológica, citológica e anatômica do sistema endócrino, dando ênfase ao pâncreas. Observa-se que é um sistema bastante complexo, já que tem como função a regulação de inúmeras funções vitais ao organismo.
O sistema endócrino quando apresenta um desequilíbrio em seu funcionamento pode acarretar inúmeras alterações no funcionamento do organismo. O pâncreas, por exemplo, quando apresenta algum distúrbio, pode levar ao surgimento da diabetes, que é uma doença muito relacionada ao estilo de vida do indivíduo. Com isso, para que não haja um prejuízo em sua vida social, afetiva e até profissional é necessário um diagnóstico precoce e uma conduta terapêutica eficiente, realizados por profissionais especializados.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Conhecer as estruturas micro e macroscópicas do Sistema Endócrino e a lâmina do ambiente social em sua funcionalidade.
Objetivos Específicos:
a) Conhecer a origem embriológica do Sistema Endócrino.
b) Descrever a macroscopia do Sistema Endócrino.
c) Descrever como o ambiente social influencia na funcionalidade do Sistema Endócrino.
d) Entender a importância desses conceitos na atualidade da prática profissional do biomédico.
e) Descrever as células constituintes do Sistema Endócrino, dando ênfase ao Pâncreas.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O sistema endócrino é formado por um conjunto de glândulas responsáveis pela produção de hormônios, que são substâncias químicas específicas, de ação sistêmica, que são lançadas na circulação e produzem efeitos específicos (indução ou inibição) em um órgão específico do corpo.
É um sistema bastante complexo, que interage com o sistema nervoso, regulando a parte interna do organismo, enquanto o sistema nervoso fornece a ele informações sobre o meio externo.
O sistema endócrino diferencia do sistema nervoso pela rapidez da resposta, o impulso nervoso pode