Purificação do ácido benzóico utilizando a técnica da cristalização
Laboratório de Química, Professora Surya Cantarino
Grupo 4:
Prática 4 : Purificação do ácido benzóico utilizando a técnica da cristalização.
INTRODUÇÃO
Todos os materiais contêm impurezas. 100% de pureza é, na prática, uma porcentagem ideal – nem as substâncias de maior grau de pureza são totalmente puras. E a determinação desse grau de pureza dos mais diversos materiais é de suma importância pra química, pois a análise desses valores é determinante para a qualidade final do produto em uma indústria, por exemplo.
Muitas são as técnicas de separação de impurezas, e isso depende das propriedades das substâncias em questão. Trabalhado na prática 4 no Laboratório de Química, a purificação da substância química, no caso, o ácido benzóico, foi feita a partir da técnica da cristalização.
A cristalização é um dos métodos mais importantes para a purificação de sólidos, devido à grande comercialização de produtos na forma cristalina. Essa técnica está fundamentada na idéia de que a solubilidade dos compostos varia em função da sua temperatura. O termo (re) cristalização vem do fato de que a substância será dissolvida no solvente e após o resfriamento, ela se recristaliza (uma vez que a solubilidade, normalmente, diminui com a queda de temperatura) – mais pura do que antes, já que as impurezas são descartadas.
Solução homogênea
Solução Heterogênea com impurezas
Água destilada
Ácido Benzóico com Impurezas (2,070g)
FLUXOGRAMA
1. Aquecimento da solução 2. Dissolução do ácido Benzóico
Solução homogênea
1. Filtração Impurezas Solução Homogênea