RELATORIO quimica- recristalização
ACADÊMICOS: EZEQUIEL MARTINS ASCÊNCIO-1527691-2 GABRIELA DOS REIS MENDONÇA-1500893-2
RECRISTALIZAÇÃO DO ÁCIDO BENZOICO
MARINGÁ
2015
EZEQUIEL MARTINS ASCÊNCIO
GABRIELA DOS REIS MENDONÇA
RECRISTALIZAÇÃO DO ÁCIDO BENZOICO
INTRODUÇÃO
O processo de recristalização é uma técnica bastante utilizada na química, tendo como objetivo a purificação de substâncias sólidas que consiste, essencialmente, em dissolver o composto, e as suas impurezas, num solvente apropriado, levando à posterior precipitação do composto ou das impurezas, de forma a promover a sua separação. À medida que se formam cristais, moléculas de outros compostos dissolvidos (impurezas) na solução são excluídas da estrutura cristalina e o composto de interesse pode ser obtido na forma pura.
A cristalização fundamentalmente se baseia na diferença de solubilidades, num determinado solvente, da substância a recuperar e as suas impurezas e na variação de solubilidade dos solutos com a temperatura.
Segundo Renzetti, Reny Angela, em seu artigo científico “Estudo comparativo da recristalização de dois aços de atividade reduzida endurecidos por dispersão de óxidos (9%Cr e 13%Cr)” , a recristalização dos aços ODS3-Eurofer é indispensável para assegurar-se a integridade dos componentes durante a vida em serviço, pois o processo permite a purificação dos componentes utilizados separando das impurezas por meio do endurecimento dos aços por dispersão de óxidos.
A maior parte das substâncias sólidas é solúvel em algum líquido. Alguns com mais facilidade e outros não. Graças à diferença de solubilidade é que existem várias técnicas de separação de substancias e a recristalização é uma delas. Dito isto, a recristalização consiste em dissolver a substância a ser purificada em um solvente em ebulição. Mais para isso, deve se atentar para um fato indispensável a esta técnica: o soluto precisa ser mais solúvel no solvente quente