Trabalho De Carla Sobre Assistencia Social Atps
Considera-se como Seguridade Social o conjunto uniforme de ações dos Poderes Públicos e da sociedade, que procuram contribuir aos direitos da saúde, à previdência e à assistência social.
Através da Política Nacional de Assistência Social trazemos uma nova proposta de ordenamento, normas, regras, diretrizes em forma de um sistema, que é o Sistema Único de Assistência Social, colocando o Estado na primazia da condução dessa política. Porém, é um sistema que tem encontrado enormes desafios de adesão. Nem todos os municípios brasileiros estão no sistema.
Portanto, o novo ordenamento e sua normatização não garante a implantação efetiva do SUAS, tal como a qualidade dos serviços e benefícios previstos na PNAS, sendo um terreno fértil de discussões e debates, uma vez que há inúmeros problemas a serem resolvidos no Brasil atual, tal como segurança pública, saúde e previdência social.
Então através do serviço social relataremos os direitos e deveres do cidadão e o papel do assistente social diante deste fator.
Desenvolvimento
Com a promulgação da Constituição Federal a partir de 1988 ocorreu a legitimação da assistência social como política de estado, sob o conceito de cidadania universal. Uma conquista não somente na história do País, mas também na trajetória da política de assistência social, conferindo-lhe o mesmo status das demais políticas sociais através da integração desta, juntamente com a saúde e a previdência ao conjunto da seguridade social.
Como política social pública, a assistência social inicia seu trânsito para um campo novo: o campo dos direitos, da universalização dos acessos e da responsabilidade estatal.
Porém, as mudanças nessa política foram sendo realizadas de forma gradual, controlada, conservando muitos traços da forma como a política era tratada antes da Constituição de 1988.
Para tanto, observamos que a trajetória da Assistência Social no Brasil se deu a partir do ano de 1942, após a segunda guerra mundial (em 1942 a 1945), o