Recistalização
Centro de Tecnologia Industrial Pedro Ribeiro
RELÁTORIO SOBRE SEPARAÇÃO POR METODO DE RECRISTALIZAÇÃO
Lauro de Freitas-Bahia
2014
Adriele Conceição
Caique Neves
Lediane Souza
Railane Campos
Relatório sobre o experimento de separação desenvolvido no laboratório de Química como método de avaliação para a disciplina de Técnicas Laboratoriais, presente na grade curricular do curso Técnico em petroquímica da turma 43336, tendo como docente André Morais.
Lauro de Freitas
2014
INTRODUÇÃO TEORICA
Recristalização é um método utilizado para a purificação de misturas heterogêneas, na qual o seu principio fundamental é dissolver um soluto que é solido em temperatura ambiente e solúvel em temperaturas elevadas, ao solubiliza-lo separa as impurezas por filtração simples, e ao ser resfriado formará cristais estando livre de impurezas.
Para que ocorra a recristalização devem-se considerar alguns fatores, como a regra da solubilidade que consiste na compatibilidade, onde uma substancia polar tende a se dissolver num solvente polar e uma substancia apolar tende a se dissolver num solvente apolar [1], logo ao serem compatíveis o soluto e solvente se solvatarão(ruptura das ligações) e melhor será a solubilização.
Uma propriedade também aplicada a recristalização é a temperatura que influencia em relação a solubilidade, logo, quanto maior a temperatura maior a solubilidade, aumentando o PF do soluto. Onde é necessário que o PE do solvente seja menor que o PF do soluto, para que ocorra a total solubilização.
Na pratica da recristalização existem fatores críticos que precisam ser analisados para que ocorra a recristalização, estes são: o soluto que deve ser insolúvel em temperaturas ambientes, porem em temperaturas elevadas se solubilize. O mesmo não poderá reagir com as impurezas contidas na mistura.
Outro ponto critico, são as impurezas que devem ser insolúveis em temperatura elevas, não se solubilizando com a solução,