História dos patrimônios de Santo Ângelo
O presente trabalho é sobre os Patrimônios Tombados da Cidade de Santo Ângelo. Patrimônio nada mais é que o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade. Os Patrimônios da cidade de Santo Ângelo são: o prédio da antiga Estação Férrea e Capela Tereza Verzeri.
A Estação Férrea está localizada na Av. Brasil, 1265 é de propriedade da Prefeitura Municipal de Santo Ângelo e a Capela Tereza Verzeri está localizada na Av. Getúlio Vargas, 1984 - Colégio Teresa Verzeri e é de propriedade Associação de Literatura e Beneficência.
O objetivo do trabalho é conhecer, divulgar os Patrimônios Trombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) que muitas vezes ficam esquecidos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Cidade de Santo Ângelo.
A cidade de Santo Ângelo possui uma área de aproximadamente 680 km² e uma população de 75 mil habitantes, sendo uma cidade do noroeste Rio-Grandense.
Foi fundado pelos jesuítas à margem esquerda do rio Uruguai com habitantes da antiga redução Conceição, o município de Santo Ângelo passou por profundas transformações desde a colonização. É conhecida como a "Capital das Missões”. Santo Ângelo foi o último município dos Sete Povos das Missões a ser fundado, em 1706, pelo jesuíta Diogo de Haze, belga de nascimento.
Santo Ângelo é uma referência à antiga redução de Santo Ângelo Custódio. O sétimo povoado missioneiro levava o nome de um santo alado (anjo), também conhecido como Santo Ângelo da Guarda. Mesmo com uma estrutura semelhante às demais reduções, o povo de Santo Ângelo prosperou muito economicamente, tornando-se, na época, o maior produtor de erva-mate, o mais rico. Aos 139 anos, o município tem aproximadamente 76.300 habitantes, que tem a oportunidade de conviver com as belezas das ruas floridas pelos ipês, o monumental centro histórico, as relíquias guardadas em cada detalhe da Catedral Angelopolitana (figura 1) e uma extensão programação cultural. Santo Ângelo tem