Apostila de Quimica Experimental
Nosso objetivo ao receber essa amostra era separar, purificar utilizando as técnicas de: extração reativa, recristalização. Neste relatório estamos mostrando os materiais, as técnicas, os resultados e as conclusões obtidas pela análise da amostra do composto, sabendo que se trata de um composto de ácido Benzóico e naftaleno que apresentaram ótima solubilidade com clorofórmio não foi solubilizada com diclorometano.
A extração reativa, técnica para efetuar a separação de um composto que está dissolvido em um determinado solvente, através da mistura com um segundo solvente, no qual o composto orgânico seja mais solúvel e que seja imiscível com o solvente inicial. Para que uma boa separação seja efetuada a diferença de solubilidade do composto nos dois solventes deve ser bem definida.
A recristalização; A técnica geral consiste em dissolver o material a ser cristalizado em um solvente quente (ou mistura de solventes) e resfriamento lento da solução. Uma recristalização bem sucedida depende da grande diferença na solubilidade de um material em um solvente quente e sua solubilidade em solvente frio. Quando as impurezas de uma substância são igualmente solúveis em solventes quente ou frio, uma purificação efetiva não é facilmente alcançada pela cristalização. Um material pode ser purificado por cristalização quando ambas as substâncias sólido e impurezas, tem solubilidade similares, mas apenas quando as impurezas representam uma pequena fração do sólido total.
EXTRAÇÃO REATIVA
MATERIAIS E MÉTODOS:
MATERIAIS
Suporte de ferro, argola, espátula, funil de separação,solido a ser purificado, erlenmeyers, proveta, kitasato,Gral, Pistilo, tubos de ensaio, Bastão de vidro, papel de filtro, placa de Petri, funil de Bunchner, Diclorometano P.A., Clorofórmio P.A., Éter Etílico P.A.,solução aquosa de NaOH 10 % ou NaHCO3 10% , HCl 10%, Ácido clorídrico P.A.