Relatorio
Reação de Cannizzaro
Maringá,2012.
Introdução
A reação de Cannizzaro consiste numa reação realizada com aldeídos que não possuem hidrogênio ligado ao carbono alfa (α). Carbono α é o grupo vizinho ao que possui o grupo funcional. Esta é uma reação de oxirredução, com o aldeído agindo como agente oxidante e agente redutor. Para que esta reação ocorra, coloca-se o aldeído em presença de álcalis concentrado como, por exemplo, uma solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH), formando como produto sal de um ácido carboxílico e um álcool.
Reação completa:
O mecanismo da reação é o seguinte:
O íon hidróxido ataca o carbono da carbonila do aldeído
Mecanismo da reação completa:
A reação que ocorre entre a hidroxila e o aldeído tem alta energia de ativação, por isso necessita de aquecer a mistura reacional, para diminuir a energia de ativação e consequentemente aumentar a velocidade da reação. A maneira mais comum de conduzir uma reação a temperaturas elevadas e fixas é submetê-las ao sistema de refluxo. O sistema de refluxo é uma técnica de laboratório para análise química, que consiste em submeter o composto que se deseja extrair, com um solvente em ebulição, num aparelho contendo o recipiente onde será colocado o composto extraído. O balão onde esta o solvente é acoplado a um condensador e é mantido a frio pela água que flui neste. As gotas condensadas caem novamente na solução de forma que o solvente evaporado, durante o processo, seja recuperado e o principio ativo seja recolhido em outro recipiente.
Para separar os produtos da reação de Cannizzaro (o sal de ácido carboxílico e o álcool) utiliza-se a técnica de extração com solvente, que consiste em separar as substâncias componentes de uma mistura líquida e também para a separação de impurezas ou contaminações indesejáveis. Este método requer a introdução de um solvente extrator na separação dos componentes da mistura, ou seja, um solvente que seja miscível com um dos líquidos, e imiscível