Puerto Madero
O projeto foi baseado na área para salvá-lo de negligência e deterioração,reconstruir o caráter urbano, preservar o seu forte poder evocativo, realizar atividades terciárias que requerem localização central, escritórios públicos e privados, serviços comerciais e culturais, e de residência no não foi encontrado nas áreas urbanas de terra e contexto ambiental adequada, e restaurar a relação com o rio incorporando áreas públicas para recreação e lazer.
Puerto Madero é um bairro da cidade de Buenos Aires na Argentina.
Localizado na região portuária.
Área: 170hectares.
Puerto Madero 1989, Antes da Revitalização
O governo municipal iniciou, com o apoio da cidade Barcelona estudos do plano de revitalização, houve a convocação de um concurso nacional de idéias em 1991, a partir desse surgiu o "plano mestre" para o novo bairro. A realização desse plano significou a maior obra do gênero realizada em Buenos Aires com um investimento total, por parte do
Estado, de cerca de um Bilhhão de dolares. Foram abertas várias ruas e avenidas, que posteriormente receberam nomes de influentes mulheres latino-americanas. Foram criados também parques e monumentos.
A recuperação da utilização do Puerto
Madero não só representa um exemplo bemsucedido de revitalização de toda uma área, no caso a portuária, como também constitui a intervenção urbana mais importante das últimas décadas na capital argentina, considerando sua modalidade de gestão e seu real impacto.
SITUAÇÃO DO PUERTO MADERO APÓS A RECUPERAÇÃO DA ÁREA, EM 2001.
Os arquitetos responsáveis pela autoria do projeto são: Juan Manuel
Borthagary, Carlos
Marre, Pablo Doval,
Enrique Garcia
Espil, Marina
Leidermann,
Antonio Tufano,
Romulo Perez,
Eugenio Xaus e
Cristian Comicer.