aprazível
Comunicação Social – 2010.2
Disciplina: Comunicação e Artes – Prof. Rodrigo Capismano Turma EC1
Documentário analisado: Uma Encruzilhada Aprazível
Ruy Vasconcelos, cineasta brasileiro, poeta e também tradutor, nasceu em 1963 em Camocin, Ceará. Estudou em Fortaleza, Converty na Inglaterra e São Paulo. Alguns de seus poemas já foram publicados em importantes antologias como Nothing The Sun Could Not Explain - Twenty Contemporary Brazilian Poets (Los Angeles, 1997) e Alguna Poesía de Fortaleza (Bahia Blanca, Argentina, 2009). Possui poemas, ensaios e artigos traduzidos para diversas línguas.Tem grande interesse por poesia medieval, especialmente a galaico- portuguesa e provençal; admira os poetas e cronistas portugueses do século XVI Sá de Miranda, Luís de Camões, António Ferreira e Fernão Mendes Pinto. As obras de Ruy Vasconcelos tranparecem uma forte construção formal e temas ligados ao tempo, à memória, à importância do "local", como pode ser visto em um de seus principais filmes “Uma Encruzilhada Aprazível”.
Um de seus documentários de maior sucesso é “Uma Encruzilhada Aprasível”. Filmado em 2006, foi exibido no DOCTV, programa que tem como intuito estimular o intercâmbio cultural entre a comunidade dos países de Língua Portuguesa. O filme possui caráter ensaístico, uma vez que não procura falar sobre o real e transmitir informações, mas sim estar no real, possuindo uma linha mais subjetiva, e abrindo vias para uma visão mais interpretativa e pessoal. O filme capta o olhar singular e estético do diretor, que passou meses no sertão do Ceará na cidade Aprazível, filmando o cotidiano dos moradores de um entrocamento rodoviário.
O documentário inicia-se com a filmagem da feira de artesanato do local, movimentada e barulhenta. São dados closes nas barracas, mostrando os artesanatos; ao fundo o burburinho da movimentação. Tempo depois, apresenta-se a feira vazia, apenas os esqueletos das