Puerto Madero
Boa Vista
Joinville, 10 de março de 2015.
Professores: Chico Klein
Silvio Parucker
Acadêmicos: Angela Maria de Borba,
Renata Ferreira e
Jefferson Soares de Lima.
Projeto VII
Requalificação da área do Puerto Madero
Buenos Aires/ Argentina
Puerto Madero
Buenos Aires possuía grandes problemas referentes ao porto, já que o mesmo não suportava grandes navios, devido ao nível de água do canal do Rio da Prata. Dessa forma os navios que vinham de longe tinham que descarregar suas mercadorias, e também a tripulação e passageiros, em outras embarcações menores até que fosse possível descarregar esses, em terra firme. Em 1882 o governo da Argentina aceitou a proposta do engenheiro Eduardo Madero, que teve a ideia de promover dois canais de acesso, um ao norte e outro ao sul, por meio de uma sequência de quatro diques ordenados linearmente, ele portanto ficou encarregado da construção desse novo porto que poderia resolver os problemas que vinham ocorrendo.
O Porto então foi construído no final do século XIX
, levando o nome do engenheiro, e se assemelhava com o porto de Londres.
Porém com o passar do tempo, devido o surgimento de navios de cargas ainda maiores, o porto acabou se tornando incapaz de suportar a demanda existente, muito maior aquela que fora projetado. Dessa forma foi proposto pelo engenheiro Luis Huergo a construção de outro porto, seus planos resultaram no "Puerto Nuevo" (Porto Novo), que opera até os dias de hoje. Sendo assim, o "Puerto Nuevo" que fora concluído em
1926, deixou que o Puerto Madero ficasse a mercê e em consequência disso, todo reduto do antigo porto tornaramse áreas degradadas, que no total resultou em 16 prédios abandonados.
O governo muito discutiu a