Trabalho Puerto Madero
Puerto Madero
Buenos Aires
O PROBLEMA
Antiga região portuária, de grande importância no século XIX e na primeira metade do século
XX, com edifícios para armazenagem de mercadorias, que se encontrava pouco utilizada e degradada. O objetivo do projeto de renovação foi impulsionar o processo de urbanização da área, devido ao patrimônio histórico e ambiental existente e a localização privilegiada da área em relação à cidade.
1
O PROBLEMA
O PROBLEMA
2
AÇÕES
1-CRIAÇÃO da Corporação Antigo Puerto
Madero S. A.
Em 1989 os governos Federal e Municipal firmaram um acordo com o objetivo de promover o desenvolvimento da área do antigo
Puerto Madero.
A área era de propriedade do governo federal, sendo administrada por diferentes órgãos. O governo municipal entrou com o apoio técnico.
AÇÕES
Esse apoio técnico visou definir as bases para o desenvolvimento da área, assim como as bases da sociedade anônima, que administraria e gerenciaria financeiramente o empreendimento.
3
AÇÕES
2-Concurso de Idéias
Após a definição da Corporação era necessário desenvolver o plano diretor para a área, definindo aspectos como uso do solo, volumetrias, a circulação, as características dos espaços abertos.
A Corporação, juntamente com a Sociedade
Central de Arquitetura e o Município de Buenos
Aires organizou um Concurso Nacional de Idéias para a área.
AÇÕES
2-Concurso de Idéias
As bases do concurso de idéias estabeleciam:
• a necessidade de revitalização da área, para possibilitar a superação da situação de deterioração em que a mesma se
• a densificação da área, a fim de que a mesma suprisse uma demanda existente na área central, essa intervenção ao mesmo tempo deveria preservar e valorizar a história da área, o que futuramente fortaleceria o papel evocativo da mesma;
• promover a ocupação por atividades terciárias, escritórios de entidades públicas e privadas, serviços culturais e comerciais.
Como