Publico e privado
Identifique três diferenças e explique suas razões:
SETOR PÚBLICO E SETOR PRIVADO
1. ATUAÇÃO O setor público é por excelência, a esfera de ação do Estado, enquanto a esfera privada é de ação dos indivíduos da sociedade civil.
2. ABRANGENCIA O setor público (Estado e suas instituições) são instâncias que representam o interesse coletivo de uma determinada sociedade, enquanto o setor privado representa o interesse de partes (individual).
3. RELAÇÕES DE TRABALHO Diferentemente do setor privado, em que os cargos são criados e as funções definidas discricionariamente pelo empregador, assim como a admissão e demissão dos indivíduos se dão em bases estritamente contratuais, no setor público, os cargos e suas formas de investidura serão sempre criteriosamente determinados por lei tendo em vista resguardar o interesse público.
PATRÕES E EMPREGADOS
1. Definição O patrão representa o empregador e o empregado e o seu funcionário. Esta relação é estabelecida no setor privado.
2. RELAÇÃO FINANCEIRA Patrão é quem paga o salário e empregado é aquele que recebe o salário pelo seu trabalho.
3. FUNCAO NO SETOR DE TRABALHO Patrão (que tanto pode ser um indivíduo, quanto uma empresa capitalista ou uma associação sem fins lucrativos) é aquele que estabelecerá autonomamente os fins que irá perseguir, e para pôr sua organização em funcionamento, contratará o empregado livremente no mercado de trabalho, atribuindo-lhe a função que lhe aprouver.
ESTADO E SERVIDORES PÚBLICOS
1. DEFINIÇÃO O Estado é o país ou nação. Servidores públicos são agentes do poder público. São todas as pessoas físicas incumbidas de exercer as funções administrativas que cabem ao Estado e que ocupam cargos ou funções na administração Pública.
2. FUNÇÂO NO TRABALHO Na estruturação do serviço público, o Estado cria cargos e funções, institui classes e carreiras, faz provimentos e lotações, estabelece vencimentos e vantagens, e delimita deveres e direitos para os servidores, sempre