Psicossociologia
O sucesso da mudança reside na aplicação de medidas na organização com intuito de esta moldar-se a diversos níveis (sociais, culturais, politicos, económicos, técnológicos – no fundo todo meio em que a organização se encontra envolvida).
De facto, face à constante mudança do ambiente envolvente os Gestores podem optar por dois posicionamentos:
Pela Mudança não Planeada em que vão reagindo à necessidade de mudar, introduzindo aos poucos modificações e enfrentando os problemas consoante os mesmos vão surgindo através dos factores externos (meio envolvente).
Pela Mudança Planeada, fazendo investimentos préviamente planeados para modificar a forma de funcionamento da organização.
A mudança poderá ser de dois níveis tendo em conta o grau de intervençao na organização:
De Primeira Ordem em que são alterações de pequeno alcançe e não põem em causa as premissas fundamentais da organização (exemplo: melhoria dos processos, produtos, qualidade).
De Segunda Ordem em que implica uma descontinuidade radical das condições existentes anteriormente.
Da conjugação destes dois critérios temos quatro tipos de mudanças distintas - Incremental, transformal, evolucionária e revolucionária - vejamos o esquema que poderá ajudar a organizar algumas ideias:
Planeada
1ª Ordem 2ª Ordem
Não Planeada
Incremental é uma mudança planeada de 1ª ordem, vai sendo gradualmente implementada não alterando o funcionamento da organização - por exemplo, o aumento de nova tecnologia.
Transformacional é uma mudança planeada de 2ª ordem acontece principalmente no que respeita a cultura organizacional, alterações de processos de gestão e concepção do trabalho.
Evolucionária é uma