Psicopedagogia
Renata Guarido - Universidade de São Paulo
Por Eufrásio Souza Santos
A medicalização do sofrimento psíquico: considerações sobre o discurso psiquiátrico e seus efeitos na Educação é um artigo publicado pela pesquisadora Renata Guarido (Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.1, p. 151-161, jan./abr. 2007
Nos dois grandes capítulos que integram o artigo, a pesquisadora Renata Guarido da Universidade de São Paulo, numa abordagem acadêmica a pesquisadora faz uso de uma elocução demasiadamente técnica, mas com propósitos cientifica do ponto de vista acadêmico. Sem desviar ou fugir do assunto ela deixa visível o caráter tradicional de expor o seu trabalho, já que o assunto é bem complexo. O artigo traz embutidos dois grandes temas: O primeiro é A medicalização da criança e seus efeitos sobre a Educação, e o segundo é Sofrimento psíquico recodificado: estratégia do biopoder.
A pesquisa é reflexo de várias discussões de problemas contemporâneos relacionados e mediado por forças do discurso imperialista/capitalista e a hegemonia do grande discurso científico. Bem teórica e fundamentada numa linha metódica, respeitando a cronologia do estudo, a autora leva o leitor a discernir com rigor a proposta da pesquisa; a comunicação e os termos que ata a pesquisa são bem técnicos, governado por uma gramática artificial, isto se o leitor não tem conhecimento a priori do assunto em questão.
A medicalização do sofrimento psíquico: considerações sobre o discurso psiquiátrico e seus efeitos na Educação, da autora Renata Guarido; apresenta um conjunto de ideias que integraram as mudanças nos tratamentos de ordem psíquicas estabelecida por normas padrões de tratamento, primeiro em adultos e depois em crianças.
Para melhor compreender o artigo em questão, Renata Guarido traz dois pontos importante em sua pesquisa; o primeiro diz respeito ao surgimento do DSM (Manual