Psicopedagogia
A EDUCAÇÃO ESPECIAL DA CRIANÇA
COM SÍNDROME DE DOWN
Roberta Nascimento Antunes Silva(*) Rio de Janeiro, 2002.
Monografia apresentada à Universidade Veiga de Almeida como requisito básico para a conclusão do curso de Licenciatura em Biologia. Orientadora: Profa. Regina Maria Pires Abdelnur |
(Texto publicado com autorização da autora.)
Aos meus pais, que estiveram a meu lado em todos os momentos, me dando força e perseverança para concluir esse ideal. |
Agradeço, na realização deste trabalho, primeiramente aos meus professores e amigos; a todos, que direta ou indiretamente contribuíram com muita paciência, para que esse grande dia chegasse.
"Toda ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil - e, no entanto, é a coisa mais preciosa que temos". (Albert Einstein, 1879-1955)
RESUMO
O objetivo deste estudo foi pesquisar a importância da educação especial para a formação e desenvolvimento de crianças portadoras de síndrome de Down e a influência da estimulação precoce em relação à aquisição de linguagem. A pesquisa científica do autor passou por abordagens neurológicas, psicológicas, anatômicas e pedagógicas, com objetivo de ampliar o campo de estudo. E como a aprendizagem é processo complexo, a cerca do qual existem infinitas definições e conceitos, procurou-se manter uma linha de trabalho, seguindo uma seqüência, passando pelas etapas da educação infantil, descrevendo também a relação entre o cerébro e a linguagem. Para finalizar o trabalho é necessário enfatizar o papel da família para as aquisições e ressaltar, que em toda bibliografia pesquisada, a importância da família nos processos de construção da linguagem é citada.