Psicopedagogia
do conhecimento nos indivíduos. Assim, ela se propõe a: identificar os pontos que possam, porventura, estar travando essa aprendizagem; atuar de maneira preventiva para evitálos e, ainda, propiciar estratégias e ferramentas que possibilitem facilitar esse aprendizado.
A Psicopedagogia busca na psicologia, psicanálise, psicolinguística, neurologia,
psicomotricidade, fonoaudiologia, psiquiatria, entre outros, o conhecimento necessário para aprender como se dá o processo de aprendizagem nos indivíduos.
É preciso, em tempo, desfazer o equívoco de que a psicopedagogia é a fusão da pedagogia com a psicologia, ou viceversa. Ela vai além dos conhecimentos específicos de ambas as áreas, como dissemos anteriormente.
Atualmente a psicopedagogia se divide em: Psicopedagogia Clínica e Psicopedagogia
Institucional.
O que faz o Psicopedagogo ?
O que faz o Psicopedagogo?
O que faz o Psicopedagogo
O psicopedagogo é o profissional que procurará compreender as mensagens, muitas vezes implícitas, sobre os motivos que levam as pessoas a obterem resultados insuficientes ao esforço aplicado em sua busca pela aprendizagem, seja ela sistemática ou não. Ele pode ser um psicopedagogo clínico, cujo trabalho é feito em uma clínica psicopedagógica ou em uma instituição escolar ou não. No caso de uma instituição, estaremos falando de Psicopedagogia
Institucional. Na maioria dos casos, o profissional já se especializa nas duas formações durante o curso de especialização.
Onde atua o Psicopedagogo ?
Onde atua o Psicopedagogo ?
O psicopedagogo pode se especializar em duas áreas de atuação: Psicopedagogia
Institucional e Clínica.
O psicopedagogo institucional atua em escolas e/ou em instituições não escolares, como