Psicopedagogia
Luciana Uchoa Nunes[2]
Aldecir Ferreira da Silva[3]
RESUMO
O presente trabalho trata-se de uma abordagem em relação a intervenção psicopedagógica com aprendentes com dislexia. O objetivo da investigação consiste em apresentar o fator dislexia como um fator causador das dificuldades de aprendizagem da leitura e, consequentemente da conquista do rendimento escolar com aprendentes do ensino fundamental. Para o desenvolvimento da investigação se faz uma apreciação teórica partindo do levantamento de concepções e comentários de autores entre os quais se destacam Collors e Moyses (1992; 1993), Fernandes (2007), entre outros.
Palavras-Chaves: Dislexia. Psicopedagogia. Aprendizagem.
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA DISLEXIA NA INSTITUIÇÃO ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Luciana Uchoa Nunes
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo trata de uma abordagem em relação a intervenção psicopedagógica em casos de dislexia com aprendentes do ensino fundamental I, ressaltando o referido distúrbio como um fator causador da dificuldade de aprendizagem em alunos em fase de desenvolvimento da leitura e escrita.
A importância do estudo se faz em função da complexidade que há em torno da temática dislexia como um fator causador dos distúrbios que causam a inibição no processo de leitura do aprendente, ocasionando neste contexto o baixo nível de aprendizagem significativa, justificando assim o interesse pela investigação, considerando que se trata de um campo de estudo da psicopedagogia.
O objetivo do trabalho em exposição consiste em ressaltar a dislexia como um fator causador do baixo nível de aprendizagem do aluno no contexto do ensino fundamental, salientando a intervenção psicopedagógica como um instrumento viável na perspectiva de articular ações que possam suprir as necessidades básicas de