Militares
A figura representa a curva característica da corrente/tensão num díodo de zener. Na zona directa o díodo começa a conduzir à volta dos 0,7V, tal como um díodo vulgar de silício. Entre o zero e a zona de disrupção o díodo apenas tem uma pequena corrente inversa. Num díodo de zener a disrupção ou designada também como tensão de zener, apresenta uma grande curvatura, seguida de um aumento de corrente quase na vertical. Note-se que a tensão é quase constante, aproximadamente igual a UZ na maior parte da disrupção.
Variando o nível de dopagem dos díodos de silício, os fabricantes produzem díodos de zener com tensões de disrupção ou tensões de zener entre cerca de 2V até 1000V.
As folhas de dados (data sheet)especificam normalmente o valor de UZ e uma corrente IZ por vezes referida por IZT – corrente de teste.
Na terceira aproximação de um díodo de silício, a tensão directa do díodo é igual à tensão de arranque mais a tensão adicional retida nos terminais da resistência de volume.
Analogamente, na zona de disrupção a tensão inversa do díodo iguala a tensão de disrupção ou tensão de zener mais a tensão adicional retida nos terminais da resistência de volume. Na zona inversa a resistência de volume designa-se por resistência de zener. Nas análises que se seguem iremos desprezar esta resistência, considerando assim o díodo de zener ideal.
O díodo de zener é por vezes denominado por díodo regulador de tensão, uma vez que, mantém a tensão de saída