Psicopedagogia
G1C
Tema : Identidade
“Descobrindo o prazer de falar”
2013
Caracterização
Iniciamos o segundo semestre com 20 alunos, o grupo é formado por 11 meninas e 09 meninos, na faixa etária entre 1 ano e 7 meses a 2 anos.
No primeiro semestre desenvolvemos o trabalho com a música, e percebemos que a necessidade em evidência do grupo, é “a oralidade”. A maioria das crianças ainda apontam os objetos que desejam ou balbuciam alguns sons, somente a Lorena e o Bruno tem a fala mais desenvolvida, formam frases simples e tem grande compreensão de tudo que ouve. Com isso planejamos estimular a oralidade e provocar a descoberta do prazer de falar em todas as crianças.
Todos ainda fazem uso de fraldas, neste segundo semestre estimularemos para que deixem de usá-las. Não fazem mais uso da chupeta durante todo o dia na escola.
Podemos dizer que a maioria de nossas crianças já tem bastante autonomia, conseguem comer sozinhos, entendem combinados básicos, interagem muito bem com amigos em brincadeiras e todas as circunstâncias do dia a dia.
JUSTIFICATIVA
“Observando as possibilidades de oralidade e letramento na Educação Infantil”, procuramos mostrar que a fala, a leitura e a escrita devem ser concebidas dentro das práticas sociais e serem capazes de tornar o aluno um ser participativo e transformador de sua comunidade, pois a criança comunica-se por meio de múltiplas linguagens. Devemos então, aprender a decifrar a crianças a partir de suas manifestações simbólicas, pelo uso das linguagens verbal e não verbal e estimula–lá a utilizar as centenas de linguagens de que ela dispõe como forma de contribuir para seu pleno desenvolvimento cognitivo e social.
Observamos que a construção das ações de oralidade e letramento tem sua origem no dia-a-dia, nas inter-relações sociais que se estabelecem entre os sujeitos de sua família, comunidade e que convivem no espaço escolar. Por intermédio da pedagogia da escuta Freire (1998, p. 135) nos fala que: