Psicopedagogia
TEMA GERAL:
Educação e afetividade.
TEMA ESPECÍFICO:
Contribuição da afetividade na aprendizagem e no desenvolvimento do sujeito.
PROBLEMAS:
De que maneira a prática docente fundamentada na indiferença, no desinteresse, sem reconhecer a subjetividade do educando pode influenciar nos processo ensino-aprendizagem nos espaços escolares?
Será que os exemplos de rebeldia, de violência e de baixa produção intelectual, estão influenciados pelas técnicas de ensino que se apóia na ausência de afeto e envolvimento com o aluno?
De que maneira a afetividade contribui no universo da aprendizagem dos envolvidos com a educação.
A desmotivação,o desinteresse, o estresse e a depressão na sala de aula, dos estudantes e demais atores de ensino, têm preocupado as autoridades e os agentes da educação. A sobrecarga de tarefa aliada à desvalorização dos professores, aos baixos salários e a falta de recursos pedagógicos influem para esta realidade desmotivante.
PROBLEMÁTICAS:
A ausência de um projeto pedagógico referente à subjetividade do educando, à sua realidade íntima e que não leva em conta os seus sentimentos, produz um efeito negativo no seu desenvolvimento cognitivo . A carência afetiva é um problema grave nos relacionamentos humanos, provocando distúrbios de comportamento e doenças emocionais. O índice de suicídio é maior entre os jovens de famílias desestruturadas sem fundamentação psicológica, religiosa e educacional e entre os indivíduos vitimados pelo abandono e desprezo.
A educação desempenhada pelos pais, apoiada no desinteresse, na carência de afeto e nos maus exemplos éticos, culmina num filho solitário, inseguro ou agressivo. Os custos materiais e educacionais, dentre outros de ordens subjetivas e espirituais provocados pelos problemas psicológicos são muitos altos.A produção material e intelectual é afetada relevantemente devido ao desinteresse na atividade humana,além da indiferença nas convivências e das doenças