psicopatologia
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
PSICOPATOLOGIA – 2
ANTONIO CARLOS SCARPIN RA 4237804462
PAULO HENRIQUE DOS SANTOS RA 1034956056
NEILE BANDEIRA RA 1034110152
FABRÍCIO R. SILVEIRA RA 1054000647
RENATA SANTANA RA 1061127914
ABORDAGEM SOBRE A PERSONAGEM CLAIREECE JONES NO FILME “A PRECIOSA”
TRABALHO INTEGRADO DAS DISCIPLINAS DE PSICOPATOLOGIA, PSICOLOGIA CLINICA E POLÍTICAS PÚBLICAS
CAMPINAS
2013
TRABALHO INTREGADO DAS DISCIPLINAS DE PSICOLOGIA CLÍNICA, POLÍTICAS PÚBLICAS E PSICOPATOLOGIA
Este trabalho deriva do filme “Precioso” (de Lee Daniels - 1987) e tem como objetivo mostrar uma história de superação, para que esta sirva de estímulo àqueles que sofrem ou já sofreram algum tipo de violência, seja ela: física, verbal e/ou psicológica.
O drama retrata a vida de uma jovem (Claireece 'Preciosa' Jones), de 16 anos de idade, negra, pobre, analfabeta e obesa que sofre violência física doméstica pela mãe e incesto (abuso sexual) praticado pelo pai desde os 03 anos de idade, tendo então dois filhos deste, um com Síndrome de Down; ironicamente, as pessoas que deveriam cuidar dela eram seus algozes. O filme aborda assuntos polêmicos, porém presentes em todas as camadas da sociedade no mundo todo, desde as civilizações mais antigas até a contemporânea.
As vítimas de violência doméstica e de abusos sexuais, principalmente incesto, na maioria das vezes se calam por medo e/ou vergonha e não denunciam seus agressores às autoridades (que muitas vezes fazem "vistas grossas" a este tipo de fato).
Contudo e, apesar de tudo, Preciosa com o auxílio de amigos, amor, educação e esperança, luta ao lado de seus filhos por um futuro digno e melhor, nos ensinando com isso que, mesmo tendo inúmeros motivos para ser alguém revoltada e marginalizada, preferiu estudar e procurar encontrar uma realidade diferente daquela como foi criada, demonstrando resiliência e coragem.
Em