Psicopatologia
1- De acordo com CID-10: subtítulos e descrição dos subtipos de esquizofrenia:
• F20.0 - Esquizofrenia Paranóide
A característica essencial deste subtipo é a presença de delírios ou alucinações auditivas proeminentes no contexto de uma relativa preservação do funcionamento cognitivo e do afeto. Os delírios são tipicamente persecutórios ou grandiosos, ou ambos, mas delírios envolvendo outros temas (por ex.: ciúme, religiosidade ou somatização) também podem ocorrer. As alucinações também são tipicamente relacionadas ao conteúdo do tema delirante, principalmente auditivas.
• F20.1 - Esquizofrenia Hebefrênica
Neste subtipo está alterado principalmente a afetividade do paciente, com delírios e alucinações fragmentários, comportamento bizarro ou pueril e maneirismos; o afeto é superficial com risos imotivados; o pensamento é desorganizado, e o discurso, fragmentário. Essa forma se instala usualmente entre os 15 e os 25 anos de idade.
• F20.2 - Esquizofrenia catatônica
O quadro é dominado por transtornos da psicomotricidade; um ou mais dos seguintes sintomas deve dominar o quadro clínico : estupor ou mutismo, excitação, posturas bizarras ou inapropriadas, negativismo, rigidez, flexibilidade cérea, perseveração de palavras ou frases.
• F20.3 - Esquizofrenia indiferenciada
Para pacientes que não se enquadram em nenhum dos subtipos descritos ou apresentam sintomas de mais de um dos subtipos, sem predominância de nenhum deles.
• F20.4 - Depressão pós-esquizofrênica
Consiste em um episódio depressivo que pode ser prolongado e ocorre ao fim de um surto esquizofrênico. Podem estar presentes alguns sintomas psicóticos, porém não dominam o quadro.
• F20.5 Esquizofrenia residual
Consiste no estágio crônico da esquizofrenia, e que houve progressão clara de um quadro inicial para um quadro tardio em que ocorrem predominantemente sintomas negativos
• F20.6 Esquizofrenia simples
Considerada pouco comum, é de início insidioso, porém