PSICOPATOLOGIA IMPRIMIR
- Para poder definir normal é preciso definir saúde mental;
- A normalidade ideal que depende de critérios socioculturais e ideológicos até o critério de normalidade como processo que considera os aspectos dinâmicos do desenvolvimento psicossocial;
Exercícios
1 - Leia as afirmações abaixo e em seguida responda. I Em psicopatologia consideramos o sujeito como um todo, para além de sua enfermidade.
II A psicopatologia pretende conhecer e explicar o indivíduo em toda a sua essência com o objetivo de realizar um diagnóstico preciso e imutável.
III A psicopatologia é uma ramificação direta da neurologia e da psiquiatria, sendo portanto, uma ciência eminentemente médica.
IV Os sintomas psicopatológicos são enfocados sob dois aspectos básicos: a forma e o conteúdo.
E
I e IV são verdadeiras.
2 - Considerando o fato da Psicopatologia ser uma ciência autônoma que, a todo momento, revisa os conhecimentos adquiridos, podemos dizer que o diagnóstico é um instrumento que se aplica a:
C
Aprofundar o conhecimento tanto do indivíduo em particular, quanto das entidades nosológicas utilizadas, o que permite o avanço da ciência, a antevisão de um prognóstico e o estabelecimento de ações terapêuticas e preventivas mais eficazes.
3 - Assinale a ou (as) alternativas corretas:
I A Psiquiatria como Ciência e prática social surgiu no séc. XIX, trazendo contribuições científicas que atravessariam décadas.
II Toda a Psiquiatria do século XIX converge realmente para Freud, o primeiro a aceitar em sua seriedade a realidade do par médico-doente, que consentiu em não separar do par nem seus olhares, nem sua procura, que não procurou ocultá-la numa teoria psiquiátrica bem ou mal harmonizada com o resto do conhecimento médico.
III-A psicofarmacologia deu ao homem uma recuperação da liberdade.Os neurolépticos devolveram a fala ao louco.Permitiram sua reintegração na cidade.Graças a eles, os tratamentos bárbaros e ineficazes foram